domingo, 23 de setembro de 2007

Ser ou Fazer, Eis a Questão

Uma das frases mais egoístas que já ouvi é “O importante é ser feliz”. Para falar a verdade a acho até perigosa. Vez por outra testemunho jovens nas maiores irresponsabilidades em nome do "ser feliz". Adultos também. Casais se desfazem porque alguém acha que seria mais feliz com outra (ou outro) mesmo após dez anos de vida a dois. E como o importante mesmo é ser feliz...

Parece uma filosofia de vida. É o mesmo princípio por trás daquela frase “caiu na rede, é peixe” ou aquela “a vida é só uma”.

Acho que todos seriam mais felizes se a frase fosse “o importante é fazer alguém feliz”. Pense bem, ao trocar o ser pelo fazer alguém, você nunca mais diria: eu quero estar com alguém que possa me fazer feliz (que egoísmo, não?). Você diria sim: quero alguém a quem eu possa fazer mais feliz.

É isso, fazer é muito mais cristão do que ser feliz. Mesmo que isso signifique abrir mão da própria felicidade. Parece um paradoxo, mas o mundo seria mais feliz se cada um abrisse mão da própria felicidade em nome da felicidade do outro. A final, o mais importante mesmo é fazer alguém feliz.

2 comentários:

Jeane Melo disse...

Limaaaaaaaaa, se revelando como redator, hein? E dos bons!

Só pra arrematar, acho bacana ser feliz ao fazer alguém feliz. Ser e fazer podem andar juntinhos, né? Aí tudo fica perfeito.

Bjão e parabéns!

Anônimo disse...

É Lima, você me parece um romântico daqueles convictos! É muito bom ver que as pessoas ainda consseguem espressar seus sentimentos de forma aberna sem parecer brega. Apesar de achar que seu artigo merece complemento respeito esse já não seria teu porque passaria a ter convicções minhas e deixaria de ser a expressão do que tu tem de mais valioso, teu ponto de vista.

ABS

Elvio